sábado, 19 de janeiro de 2008

Mais um cafezinho...

O café, uma bebida tão estimulante que faz parte das nossas vidas, é por assim dizer, uma desculpa para sair, para fazer uma pausa, para não dormir, para conviver, para um cigarro, para simplesmente saborear.
Sendo a planta do café oriunda do Corno de África, mais concretamente da Etiópia, onde, mesmo nos nossos dias, cresce no seu estado selvagem, é na Arábia que a propagação do cultivo e consumo de café tem o seu início. Existe uma lenda que narra a forma como um grupo de escravos sudaneses, em viagem para o Iémen, adquirem bagas de café para os ajudar a suportar a dureza da travessia. Essas bagas, terão sido as primeiras sementes a serem introduzidas na Antiga Arábia. Mas foi em Meca que surgiram as primeiras casas de café, conhecidas pelo nome de “Kaveh Kanes”, e embora o seu intuito fosse originalmente de natureza religiosa, transformaram-se com rapidez em centros de xadrez, de coscuvilhices, de dança e de música. De Meca a ideia chegou a Aden, Medina e Cairo.
O motivo pelo qual os cafés se tornaram tão entusiasticamente populares no Médio Oriente e na Europa é desconhecido, no entanto antes dos cafés terem aparecido, praticamente não existiam locais onde se pudesse apreciar uma bebida agradável, em convívio.
É sem dúvida uma bebida rica, de forte aroma e amargo sabor, frutado e com leve magia de terras longínquas, revigorante e excelente motivo para nos reunir.
Era um café se faz favor, curto!

Sem comentários: